Cibele Adm Avaliação de Desempenho
Módulo: 04
Atividade: Individual- Administração Financeira
Título: Criação de Valor por empresas brasileiras – Razões pelas quais tão poucas empresas brasileiras criam valor.
Aluno: Cibele De Cunto
Disciplina: Administração Financeira – Avaliação do Desempenho Empresarial
Turma:
FGVON01-INV-SP14-T1_AFADEEAD-30_0215_E1
Introdução
Sócios e acionistas investem seu capital em um negócio esperando obter maiores rendimentos para esse capital, o que muitas vezes não acontece, pois de forma equivocada buscam empresas que geram lucros. Claro que o lucro é importante, mas nem sempre uma empresa que gera lucro, amplia sua participação no mercado, consegue gerar valor para o acionista.
Possíveis razões para tão poucas empresas brasileiras de capital aberto criarem valor
Acredito que vários fatores podem contribuir para esse resultado tão baixo em empresas brasileiras, por um lado temos a situação macroeconômica, alta taxa de juros, por outro temos a concorrência, avanços tecnológicos, globalização, tornando difícil um retorno maior aos acionistas.
Para driblar esses fatores, muitas empresas buscam diferenciais, principalmente em ativos intangíveis como marca, patente, ativo intelectual que possam contribuir para a geração de valor da empresa.
Desenvolvimento
A maioria das empresas utilizam diferentes índices para mensurar o desempenho da empresa, que não deixam de ser importantes, mas estes interessam mais aos gestores do que aos acionistas.
Os acionistas devem olhar de forma mais cuidadosa para o desempenho da empresa. Segundo Malvessi, devemos estar atentos ao Valor Econômico Criado – VEC , batizado por ele, onde temos a relação entre o lucro operacional da companhia e o custo de capital. Este lucro operacional é o resultado das receitas menos as despesas, sem contar aplicações financeiras ou vendas de ativos. Já o custo de capital é o quanto o investidor precisa ganhar a mais para superar outras aplicações,