trabalho individual pedagogia 3 semestre
Na educação, a diversidade pode estimular-nos a contemplar as diferentes culturas, o que requer mudanças importantes de mentalidade e de fortalecimento de atitudes, de respeito entre todos e com todos. A prática pedagógica, ao reconhecer e se apropriar da diversidade, tem a chance de enriquecer seu leque de experiências que possibilitam o aprimoramento da prática educativa.
Outro importante aspecto dentro da escola é a inclusão social, que busca conquistar um espaço mediante as interações que se estabelecem no interior dos grupos sociais, através de uma participação real das pessoas como membros ativos e produtivos da sociedade, o que significa uma participação real na escola, no lazer e no trabalho.
Nesta perspectiva, vale salientar a existência de projeto político-pedagógico, dentro do âmbito escolar. Em que, este projeto visa ir além do simples agrupamento de ensino e de atividades diversas, buscando ser construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
Com base nessas idéias, o presente trabalho tem por objetivo, visitar uma instituição escolar, com o intuito de entrevistar um profissional, realizando perguntas sobre a diversidade, a inclusão escolar, a discriminação, o preconceito, bullying e projeto politico-pedagógico, bem como seus respectivos projetos. Após, colher os dados, serão analisados, de modo que seja verificado a relação com a literatura.
2 DESENVOLVIMENTO
Dentro do espaço escolar, é de suma importância o educador trabalhar com diversos assuntos com os alunos, utilizando-o vários métodos, dentro da sala de aula. Diante disso, o presente trabalho foi realizado em uma determinada escola no interior do estado de Rondônia, onde teve como foco entrevistar um coordenador, executando perguntas relacionadas à diversidade, a inclusão social, bullying, descriminação, preconceito, projeto