Posições dos jogadores
Primeiramente irei falar um pouco sobre o armador central. Ele é a pessoa do time que tem maior visão periférica do jogo. Ele analisa o lado vulnerável, o lado mais fraco da defesa, ou seja, ele enxerga o melhor espaço para atacar. Sua principal característica é a inteligência, ele tem que ser ágil, e não contem muita massa muscular.
O pivô tem que ter um bom posicionamento ou uma boa mudança de lados, e para que isso aconteça, ele tem que estar em sintonia com o armador central, para fazer os gols. Os papéis de inteligência ficam mais com o armador central, o esquerdo e direito, mas todos têm que ser bem inteligentes.
As características dos armadores direita e esquerda são: altos, medem entre 1,78 e 1,96, precisam ter muita força física, para um arremesso de grande potência. Os armadores precisam ter impulsão, pois eles não efetuam chutes tão próximos, como o pivô ou as pontas conseguem efetuar.
As linhas são: a linha do gol, a linha dos quatro metros, a linha dos seis metros, a linha dos sete metros e a linha dos nove metros.
Os chutes dos armadores saem dos 11 ou dos 10 metros. Sua impulsão tem que ser vertical, não horizontal, pois horizontalmente ele não se choca com a barreira.
Geralmente o armador esquerdo é destro e o armador direito é canhoto. Do mesmo jeito que o armador esquerdo é destro, o ponta esquerda também será destro, e o ponta direita será canhoto.
Os pontas são jogadores magros e apresentam muita agilidade. São eles que chegam ao ataque primeiro. Os pontas e o pivô têm que apresentar uma ótima precisão, pois eles são responsáveis pela maioria dos