posição e direção
A fim de se evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas, consideran- do-se que a posição pode ser variável criou-se uma posição padrão. Deste modo, os ana- tomistas, quando escrevem seus textos, referem se a descrição anatômica considerando o indivíduo na posição padronizada. Observe a descrição anatômica abaixo. Indivíduo em posição ereta , com a face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO
O estudo da forma do órgão geralmente é comparado a formas geométricas. Assim conforme os órgãos são descritos: faces, margens, extremidades ou ângulos, designados de acordo com os correspondentes planos fundamentais para os quais estão voltados. Por exemplo, uma face que olha para o plano mediano é medial, e que esta voltada para o plano de um dos lados é lateral. Com isso se observa a grande importância de conhecer os planos de delimitação e secção do corpo. Abaixo encontram-se os termos de posição e direção e suas descrições:
Anterior: Voltado ou mais próximo do plano anterior; Posterior: Voltado ou mais próximo do plano posterior; Superior: Voltado ou mais próximo do plano superior; Inferior: Voltado ou mais próximo do plano inferior; Medial: Mais próximo do plano mediano; Lateral: Mais próximo do plano lateral; Intermédio: Entre uma estrutura lateral e outra medial; Proximal: Mais próximo da raiz do membro; Distal: Mais distante da raiz do membro; Médio: Entre uma estrutura proximal, distal; superior, inferior; anterior e posterior; Superficial: Mais próximo da superfície (acima da fáscia muscular); Profundo: Mais distante da superfície (abaixo da fáscia muscular); Interno: No interior de um órgão ou de uma