Positivismo
SUAS NECESSIDADES E SUAS POSSIBILIDADES
Colatina 2013
A Ciência e o Direito
Suas necessidades e suas possibilidades
Para Paulo Nader O Direito é um conjunto de normas de conduta social imposto coercitivamente pelo Estado, para a realização da segurança segundo os critério da justiça. Ciência é Conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos.
O Direito não explica o funcionamento de algo. Explica como deve ser. Estabelece um padrão a ser seguido, em razão do contexto filosófico, cultural, político, sociológico e religioso de uma determinada nação. Por isso o Direito não é o mesmo em todos os países, e a ciência, esta sim é universal. O Direito é passível de interpretações, as quais convivem, por assim dizer, harmoniosamente. A ciência é impessoal e não aceita mais de uma verdade, mas havendo incertezas, busca-se aperfeiçoar o método, e não a interpretação. Kelsen afirmou que a ciência não produz direito, não possui essa função criadora, pois limitada ao papel de conhecimento do direito produzido pela autoridade jurídica, isto é, por aquele a quem o ordenamento atribui capacidade ou competência para produzir normas jurídicas, na relação entre estática e dinâmica do Direito, que aprendemos como a teoria dogmática das fontes do Direito.
Porém Analisando sobre outro ponto de vista, a ciência(que significa conhecimento) esta interligada ao Direito, isto é, Direito é uma ciência jurídica, pois apresenta um conhecimento sistematizado. No entanto, o termo pode ser também usado num sentindo amplo, referindo-se ao estudo do direito, de maneira