Positivismo
A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Além disso, o positivismo, ao definir a especificidade do estudo científico da sociedade, conseguiu distinguir-se de outras ciências estabelecendo um espaço próprio à ciência da sociedade. Seu primeiro representante e principal sistematizador foi o pensador francês Auguste Comte.
O termo positivo designa o real; a certeza em oposição à indecisão; o preciso emoposição ao vago. O positivismo derivou do “cientificismo” , isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Essas leis seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza como um todo e do próprio universo. Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava a realidade a rápida evolução dos conhecimentos das ciências naturais – física, química, biologia – e o visível sucesso de suas descobertas no incremento da produçãomaterial e no controle das forças da natureza atraíram os primeiros cientistas sociais para o seumétodo de investigação. Essa tentativa de derivar as ciências sociais das ciências físicas é patente nas obras dos primeiros estudiosos da realidade social. O próprio Comte deu inicialmente o nome de “física social” às suas análises da sociedade, antes de criar o termosociologia.
Essa filosofia social positivista se inspirava no método de investigação das ciências danatureza, assim como procurava identificar na vida social as mesmas relações e princípios comos quais os cientistas explicavam a vida natural. A própria sociedade foi concebida como umorganismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundoum modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de