Positivismo
Marxista: é substancialmente uma critica crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é um critica que não se limita a teoria em si. Marx posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e pratica, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais, que no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa. A visão, mas difundida no meio marxista acerca do direito é a parte que por se ele parte da superestrutura, o toma como mero reflexo das relações econômicas da sociedade. O modo de vida material condiciona a vida social e política, sendo em ultima instancia o determinante absoluto do direito.
Sociologia do direito: Optar por fazer uma analise externo do sistema jurídico, seus adeptos e a colocam como o ramo da sociologia.
Sociologia jurídica: Examina a influencia dos fatores sociais sobre o direito e as incidências na sociedade. Realizando uma leitura externa do sistema jurídico, das dimensões sociológicas das normas jurídicas feito pelos juristas.
Fato social: é então toda maneira de atuar, fica ou não, suscetível de exercer sobre os indivíduos uma coerção exterior, ou que é geral na extensão de uma sociedade dada, conservando existência própria. Independente de suas manifestações individuais. E tem 3 características são elas a coercitividade que é relacionado a força dos padrões culturais dos grupos que os indivíduos integram. A exterioridade, pois o fato social é exterior aos indivíduos. A generalidade, pois estes não existem somente para um individuo, mas sim para a coletividade.
Controle Social: conjuntos sociais (usos, costumes, leis, instituições, sansões) que objetivam a integração social dos indivíduos,