Posicionamento Crítico - Políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida
Na matéria Desenvolvimento Regional e de Cidades, tivemos contato com políticas públicas e questões sociais atuais, bem como críticas de nossos colegas e material de apoio de como podemos proceder com mudanças em nossa sociedade.
Não resta dúvida que não temos uma fórmula eficaz para a solução de todos os problemas de nossa sociedade, no entanto, o material e as discussões apresentadas nos conduz a refletir sobre as ações de que devemos adotar a fim de melhorar a nossa qualidade de vida, facilitando o acesso aos mercados de trabalho e financeiro, a terra e ao sistema judiciário do país.
Políticas públicas a serem implementadas de modo a facilitar o acesso ao mercado de trabalho, mercado financeiro e à terra
Mercado de Trabalho
Preparar os jovens nas escolas para o mercado de trabalho com cursos profissionalizantes.
Parceria com empresas para buscar esses jovens nas escolas, onde a empresa custeia a educação e ao final do curso o jovem já sai empregado pela empresa que custeou sua educação.
As empresas que participarem deste programa de custeio de educação, esse valor gasto será abatido na sua carga tributária.
O governo brasileiro deve reduzir a burocracia hoje praticada para abertura de novas empresas.
Diminuir os encargos das empresas sobre a folha de pagamento.
Mercado Financeiro
Disponibilizar o acesso ao crédito à população de baixa renda, com juros menores e não abusivos.
As instituições devem disponibilizar Postos de Atendimento Bancário em cidades/ localidades de difícil acesso.
Desenvolver junto aos moradores de localidades de difícil acesso, as cooperativas de crédito voltado ao desenvolvimento daquela região.
Terra
O governo federal deve de forma imediata proceder com a reforma agrária em nosso país, assim as terras que não estão sendo utilizadas será destinada a um grupo ou cooperativa para o desenvolvimento de cultura. Este programa sendo acompanhado pelo governo federal.
Implantar