ATPS REF de competencias profissionais
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado de Serviço Social da Universidade Anhanguera, para a disciplina Competências Profissionais, solicitado pelo docente Ma Elisa Cleia Nobre.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho a ser apresentado tem como finalidade apresentar as definições e a importância das competências profissionais. Como se deu o surgimento da profissão do Assistente Social, suas leis, e a importância na atuação profissional.
A sua legitimação jurídica dentro do desafio è a ética do assistente social que também é orientada pelos princípios e direitos, os mesmos são afirmados na Constituição de 1988 e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. A concepção conservadora que caracterizou a entidade nas primeiras décadas de sua existência era também o reflexo da perspectiva vigente na profissão.
Competências Profissionais
Os conselhos profissionais nos seus primórdios se constituíram como entidades autoritárias, que não privavam pela aproximação com os profissionais da categoria respectiva, nem tampouco se constituíam num espaço coletivo de interlocução. A fiscalização se restringia a exigência da inscrição do profissional e pagamento do tributo devido. Tais características também marcaram a origem dos Conselhos no âmbito do Serviço Social.
A concepção conservadora que caracterizou a entidade nas primeiras décadas de sua existência era também o reflexo da perspectiva vigente na profissão, que se orientava por pressupostos a críticos e despolitizado face as relações econômico-sociais. O Serviço Social, contudo já vivia o momento de reconceituação e um novo posicionamento da categoria e das entidades do Serviço Social é assumido a partir do III CBAS. Serviço Social e Política Social- o seu conteúdo e forma não expressavam nenhum posicionamento crítico quanto aos desafios da conjuntura do