Pos Modernidade
Instruções: A unidade 4 da nossa apostila será objeto de nossas reflexões no Trabalho de Sociologia. Por isso, proponho o seguinte trabalho:
Explique os conceitos sociológicos fundamentais da Unidade 4:
Pós-Modernidade (Anthony Giddens);
Globalização (Anthony Giddens);
Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman);
Desenvolvimento Sustentável (Relatório “Nosso Futuro Comum” de 1987 –Nações Unidas);
Hiper-Realidade ( Jean Baudrillard).
1- Pós-Modernidade: Modernidade reflexiva é um termo utilizado por autores como Anthony Giddens para caracterizar a sociedade pós-moderna ou contemporânea. A ideia de pós-modernidade carrega em si uma ambiguidade: de um lado, senso de fim de uma época; e de outro, senso de um novo começo. O conceito de reflexividade é central para estes autores, que caracterizam a nova fase da modernidade como reflexiva. A reflexividade representa assim uma possibilidade de reinvenção da modernidade e de suas formas industriais. Por meio da radicalização da modernidade, abrem-se caminhos para uma nova modernidade. O que a modernização reflexiva traz é a ideia que muitas modernidades são possíveis, em oposição à ideia fatalista de que só existe uma forma de modernidade: a da sociedade industrial. O termo modernidade reflexiva, proposto por Giddens, visa se debruçar sobre as transformações do mundo atual, o processo de crise e as consequências advindas delas. Acentua a ideia de que vivemos em um mundo cada vez mais reflexivo, que estimula a crítica ativa e auto confrontação. A modernidade reflexiva envolveria um processo de individualização e de destradicionalização em que a tradição muda seu status e é constantemente contestada.
“Em vez de estarmos entrando num período de pós-modernidade, estamos alcançando um período em que as consequências da modernidade estão se tornando mais radicalizadas e universalizadas do que antes. Além da modernidade, devo argumentar, podermos perceber os contornos de uma ordem