pos graduação
LEITURA: E A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
Projeto apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Curso de Pós-Graduação em Letras, IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão S/S Ltda.
Orientador (a): (definido após o envio do projeto)
CURITIBA
2013
Introdução
Quando falamos em leitura é preciso saber como tudo começou. A história da leitura descreve-se em ato de diversas manifestações humanas, tais como: em pedras, ossos, peles de animais, cascas de árvores, cavernas, muros, monumentos – tabuletas, rolos de papiro, entre outros. A leitura está completamente ligada com a escrita, e refletir sobre sua relevância na formação do individuo é extremamente importante. É de conhecimento de todos que a leitura sempre teve um papel social de grande interferência na sociedade, seja como pesquisa educacional ou mesmo como desenvolvimento da leitura na sociedade diante dos problemas sociais, econômicos e políticos. Neste enriquecimento ela tem por finalidade levar outros mundos possíveis, através da literatura, livros ou revistas. Ao mesmo tempo em que pode nos entreter ela favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de obstáculos em nosso dia a dia, despertando sonhos, atiçando a curiosidade e ativando a criatividade.
Problema
A importância de trabalhar este artigo é por estar ciente que o hábito de ler exerce tamanha força num contexto social, econômico, político e cultural, tendo em vista que a leitura de mundo atua no conhecimento prévio à compreensão, pois é o conhecimento que o leitor possui sobre o assunto, mundo, e este permitirá fazer inferências para interligar partes de um texto num todo coerente. Mas o desinteresse pela leitura é uma realidade gritante, a falta de informação proporciona a preguiça mental, conduzindo a humanidade ao caos social e cultural. Infelizmente, isto não é visto apenas nas séries