Pos graduação
O Futuro da Controladoria
Com a constante evolução da economia, é aceitável, algumas alterações nos ramos que a regem. Como por exemplo, a abrangência de funções dos setores envolvidos. Os setores administrativos, por exemplo, não podem simplesmente ficarem focados em assuntos, que à cinco anos atrás lhes pertenciam. De acordo com as mudanças no mercado econômico, os setores de uma empresa, são obrigados conhecer cada vez mais assuntos, a fim de sanar suas necessidades.
As empresas necessitam de uma área responsável pela coordenação de gestão econômica. Esta coordenação embute o estabelecimento de políticas, princípios e conceitos de gestão econômica além da necessária integração entre os objetivos das áreas e a otimização do resultado econômico global. (RICCIO & PETERS, 1993, p. 06)
Os
setores
de
uma
organização
devem
estar
em
constante
aperfeiçoamento, para adquirirem uma visão global da empresa seja interna ou externamente, ou seja, uma visão holística, para melhor identificar as falhas, a apontar as soluções.
De acordo com Palazzo et. al.(2012, p. 02), a função de controladoria surgiu, no início do século XX, com a necessidade de buscar informações para a tomada de decisão dos gestores das grandes organizações norte-americanas.
Posteriormente com a instalação de algumas dessas empresas no Brasil, é que essa função emergiu no país.
Segundo Stávale (2003, p. 01),
“os profissionais dessas empresas vinham para ensinar as teorias e práticas
Contábeis, desenvolvendo e implantando sistemas de informações que fosse capaz de atender aos diferentes tipos de usuários da Contabilidade, inclusive para manter um adequado sistema de controle sobre as operações dessas empresas.
Segundo Mosimann e Fisch (1999, p.99 apud Palazzo et. al. 2012, p. 02), a controladoria pode ser designada como o “conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração,