portífolio - resenha, resumo, ensaio, narração, fichamento.
1568 palavras
7 páginas
A senhora Amélia acenou para mim assim que me viu e de todas as senhoras da Casa Tully ela era a mais lúcida. Apresentei minha identidade na entrada do asilo e desejei que aquele ligar fosse menos burocrático a respeito dos visitantes, Amélia estava sentada sob uma arvore em sua cadeira de balanço preferida numa área verde que eu gostava de supor que era um jardim apesar de se parecer mais um terreno baldio nos fundos da Casa Tully com arvores secas e uma grama mal aparada. -E ai como foi? – perguntei animada. Ela já sabia do que se tratava, duas semanas atrás tinha me falado sobre o seguro de vida que ela ia dar entrada.
- Parece que vai dar certo... – respondeu um pouco cabisbaixa.
- Falando em parecer, parece que o pessoal da recepção não está de bom humor hoje.
- Ontem eles tava super bem. A gente tava conversando sobre os animais que nós tem medo e... – ela pausou e mudou de assunto: - Lisa me ensina a falar?
- Te ensinar a falar? Mas por que?
- Ontem o pessoal da recepção ficou mangando de mim.
- Como assim?
- A gente tava falando sobre os animais e eu disse que não gostava de quatipuru. E pronto, eles começaram a rir. E tem mais... – continuou parecendo um pouco irritada. – Eu fui contar pra eles que eu fui tentar dar entrada no seguro de vida e lá tinha um homem chamado Percival...
- Hm, me deixa adivinhar! Você falou o nome dele errado?
- Eu disso Pestival!
Segurei o riso, Amélia era uma senhora nota dez em todos os quesitos, mas era descendente de uma tribo tupi guarani o que tinha lhe rendido uma aquisição da linguagem diferente do português padrão que se ensina nas escolas.
- Eu queria que tu me ensinasse a falar pra eu saber chegar nos lugares sem passar vergonha.
- Amélia... – imaginei que explicar aquilo pra ela ia ser mais difícil do que eu imaginava. – Não é você quem precisa aprender a falar, são as pessoas que precisam entender que não é errado falar com a sua variação linguisitca.
Sobre a redução da maioridade penal, um