Literatura e Ensino
Ensino Médio no capítulo “Literatura na escola: propostas metodológicas”, elabore unidade de ensino que contemple o gênero lírico, organizando os diferentes blocos de trabalho em uma sequência. Você decide como começar e que relações estabelecer entre os blocos.
Proposta: textos líricos de Luiz de Camões
Leitura de um texto gerador evocando a imagem previamente formada na consciência dos leitores pela reputação do livro em seu círculo social e cultural.
Começar com a oferta do texto lírico de Camões - Amor é fogo que arde sem se ver ... e em seguida apresentar textos intertextuais sobre a obra, assim como a música de Renato Russo verificando o reconhecimento da obra pelos aluno.
Assim, combinamos o tempo de leitura para os textos líricos de Camões, como também informações de onde encontrar tais textos, logo em seguida depois da leitura combinamos um debate sobre as impressões sobre o texto lírico e sobre a escrita de Camões.
Recursos de construção do texto, que mimetizam a realidade, construindo, pela representação verbal, o cotidiano da história - personagem, ações, ambiência, tempo, ponto de vista narrativo etc.) Propor o levantamento de dados estruturais do texto poético (em nível sonoro, semântico, imagético etc.) e do teatral (cenas, personagens, tempo, movimento etc.) por meio da produção de poemas e do entendimento da construção de rimas, estrutura do pema como métrica, versos decassílabos, efeitos sonoros, figuras de linguagem etc.. . recontando a interpretação dos textos líricos lidos de forma individual, mas com os mesmos sentimentos expressos nos textos de Camões.
História dos eventos e das mentalidades, da filosofia e da arte - conclusões alcançadas no arranjo e a interpretação dos dados. Propor uma gincana de pesquisa onde se organizarão em grupos onde contextualizarão