Português
Romance: história de grande extensão com grande número de personagens, sendo que muitas são bem desenvolvidas. Há grande preocupação com a psicologia das personagens, a verossemelhança, a coerência narrativa etc. Costuma ser uma narrativa com começo, meio e fim, por isso não costuma ter continuações. A grande trama pode ser dividida em três ou mais livros, mas uma vez contada está contada.
Crônica: inicialmente relato de eventos em ordem cronológica, a crônica evoluiu para conter críticas, reflexões ou narrativas – caso em que se aproxima do conto.
Antagonista é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. Geralmente é o vilão e alguns casos pode existir mais de um, no entanto, o antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista (como a situação financeira do mesmo, problemas culturais e/ou sociais, deficiências físicas e/ou psicológicas etc.).
Protagonista é a personagem principal de uma narrativa, como obras literárias, cinematográficas, teatrais ou musicais. Sobre ela a trama é desenvolvida. As principais ações são realizadas por ela ou sobre ela.
Personagem secundária (ou coadjuvante), em um filme, novela, teatro, etc, é aquele que não é protagonista ou é o nome genérico de outros personagens de menor importância. Existem também diversos outros tipos de personagens coadjuvantes como os que desempenham um papel auxiliar contínuo aos personagens principais, os que surgem apenas ocasionalmente ou irregularmente em telenovelas, os que aparecem apenas uma vez em uma cena de filme, os que têm pouco envolvimento com a história e aparecem com certa frequência.