português
Publicado no dia 6 de junho de 2009 Temas: Artigos, Saúde da Mulher
Apesar do nome meio assustador, essa situação é muito mais comum do que se imagina e nem sempre bem compreendida pelas mulheres, principalmente quando elas recebem o resultado do exame preventivo (o Papanicolaou). O que é cervicite? Isso pode ser grave? Quais os sintomas? Como tratar e prevenir? Com toda certeza, essas e outras perguntas fazem parte do dia a dia de todo ginecologista.
Afinal, o que é cervicite e de onde ela vem?
Cervicite é a inflamação do colo do útero, também conhecido como cérvix uterino. De longe, a forma mais comum é a cervicite bacteriana, que pode ser causada pelas bactérias naturais da flora vaginal como também por bactérias transmitidas através da relação sexual. A Clamydia Tracomatis e a Neiserriae Gonorreae são as que melhor representam essa última opção e respondem pela grande maioria dos casos das formas agudas de cervicite.
Isso pode ser grave?
Esse é um bom momento para esclarecer uma questão que normalmente traz muita confusão, principalmente quando aparece no resultado do exame preventivo. É importante esclarecer essa divisão entre cervicite aguda e crônica. A cervicite crônica é um diagnóstico histológico, ou seja, é feita somente através da leitura do material colhido durante o exame preventivo. Nem sempre precisa de tratamento ou é sinal de algum problema grave. Isso é completamente diferente da cervicite aguda, em atividade, que só pode ser observada no momento do exame ginecológico. Ao contrário do que muita gente pensa, ela não aparece no resultado do exame preventivo! A cervicite aguda se não diagnosticada e tratada a tempo pode trazer conseqüências graves para a saúde da mulher como a doença inflamatória pélvica e suas complicações. A mais temida é a infertilidade. A infecção causada pela clamídia e gonorréia é uma das principais causas de infertilidade feminina no mundo todo.
Quais são os sintomas?
Essa é uma grande questão: