"português é muito difícil"
654 palavras
3 páginas
“ Português é muito difícil” O português do Brasil como é originário de Portugal tem a maioria de suas regras baseadas no seu código linguístico, assim deixando de demonstrar suas próprias particularidades, pois, a língua brasileira se diferencia em muito da língua portuguesa . Essa desvalorização de nossa língua faz com que ela seja cada vez menos respeitada ao redor do mundo. A língua falada e a escrita no Brasil têm tantas discrepâncias que às vezes parece se tratar de outra língua.As regras arcaicas as quais o nosso código lingüístico é submetido dificulta muito o aprendizado das pessoas em nossa sociedade criando ate mesmo o que pode ser considerado uma barreira entre aqueles que entendem essas regras e os ´´ignorantes``. Se no processo de ensino fosse focado as habilidades de expressão em vez de regras incoerentes as pessoas teriam muito mais facilidade de usar nosso idioma. A língua atualmente serve também como um mecanismo de diferenciação dos status social das pessoas de uma sociedade.
Fatores regionais: é possível notar a diferença do português falado por um habitante da região nordeste e outro da região sudeste do Brasil. Dentro de uma mesma região, também há variações no uso da língua. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, há diferenças entre a língua utilizada por um cidadão que vive na capital e aquela utilizada por um cidadão do interior do estado.
Fatores culturais: o grau de escolarização e a formação cultural de um indivíduo também são fatores que colaboram para os diferentes usos da língua. Uma pessoa escolarizada utiliza a língua de uma maneira diferente da pessoa que não teve acesso à escola.
Fatores contextuais: nosso modo de falar varia de acordo com a situação em que nos encontramos: quando conversamos com nossos amigos, não usamos os termos que usaríamos se estivéssemos discursando em uma solenidade de formatura.
Fatores profissionais: o exercício de algumas atividades requer o domínio de certas formas de língua