português 1
O aspecto corporal sempre esteve intrínseco nas concepções do homem diante de sua cultura, sociedade e até mesmo de seu mundo; a contemporaneidade trouxe essa relação entre homem, corpo e sociedade em seus valores máximos. Mediante a esse fato, o conhecimento do homem perante seu corpo tornou-se indispensável. A chamada conscientização corporal busca na observação de si próprio criar conforto e confiança do ser a fim de definir seus padrões corporais, sua universalidade.
O seguinte artigo busca através de um estudo sobre as percepções corporais através de movimentos básicos e da própria corporeidade criar ligações com a dança e justificar como a mesma pode ser um meio de evolução da conscientização corporal.
CORPORIEDADE: SENTIR-PENSAR-AGIR-TRANSCEDER
Conforme MARCELO da COSTA, “A arte da Ginástica deve restabelecer a perdida uniformidade da forma humana, integrar a espiritualização, a verdadeira corporeidade, sendo um veículo para a juventude abranger e aprender o homem todo.”.
A Educação Física no seu contexto e formas de aplicação envolve o movimento, a capacidade do ser humano no seu desenvolvimento corporal, nesses movimentos, o corpo físico age na parte espiritual e no interior de cada um, envolvendo a capacidade de pensar e sentir, categorizando a educação física como também uma prática de corporeidade, trazendo para o aluno a habilidade de agir com o corpo e ampliar sua mente.
Esta maneira de educar disponibiliza para o aluno a compreensão de tudo ao seu redor, podendo captar a mensagem de o que o exercício pode trazer de bom e o que ainda vai proporcionar para ele, envolvendo o corpo, alma, espírito, interioridade e exterioridade. Todas as pessoas são compostas por vários tipos de aspecto para individualizar a manifestação de cada ação do ser humano, são elas: Cognitivo, afetivo e motor.
Cognitivo
É o processo mental que proporciona a compreensão do aluno das atividades passadas pelo professor