Português 1
Alexander Gomes Sobrinho
Polo de Nova Iguaçu
1R: O tipo textual predominante é o Argumentativo. Pois o autor tenta convencer seu público, argumentando sobre o tema abordado no texto, no caso, o texto fala do péssimo sistema de educação no Brasil e do seu mal costume. Encontramos fragmentos do texto com opiniões do autor, criticando o sistema de educação brasileiro, levantando de uma forma crítica, a modo de expor seu modo de pensar.
2.
A)R: O trecho do texto, predomina o presente do indicativo.
B)R: Revela engajamento. Pois os verbos se encontram no modo indicativo, deixando o texto mais compacto, e com certezas. O enunciador se compromete com o interlocutor. Pelo modo que aborda o tema, faz o leitor se engajar com o texto.
3R: A palavra sublinhada “Isso”, se refere a elementos encontrados no próprio texto, como a frase: “O primeiro passo para uma “cultura da educação” é valorizar os professores, conferindo-lhes a devida importância no tecido social”. Sendo uma Coesão gramatical referencial endofórica, e uma anáfora.
4R: O comercial trata-se de um fabricante de carros, da marca Renault. A temática do comercial são os carros, e o objetivo é mostrar a diferença entre os carros da empresa e os carros da concorrência, que são de certa forma, inferiores aos seus, em uma linguagem transparente, de forma literal. Tendo um sentido de língua. Eles utilizam a metáfora de uma forma não verbal para ganhar a atenção do receptor. Isso é feito intencionalmente para facilitar o entendimento de quem assistir, assimilando o pepino, abacaxi e a batata com dificuldades que o comprador terá, caso compre carro da concorrência e de baixa qualidade. E logo após enfatizando que seus carros tem longa garantia, de uma certa forma, “chamando” os clientes a comprar carros da Renault. Usam essa arma de forma implícita e bem humorada. Assim, usando o sentido de discurso.
5R: No comercial publicitário, as imagens dos carros com formas de