portugues 1
A figura de linguagem presente nesta última sequência é a hipérbole.
A hipérbole é o chamado ''recurso do exagero''. O exagero é exatamente na parte em que as pessoas jogam o dono junto do seu carro no ar. Ninguém teria forças para tal, mas o comercial tenta fazer uma associação da força das pessoas jogando o carro para o alto com a felicidade, leveza e satisfação imensa do dono em relação ao Novo Palio.
2) Observe o título do artigo: “Doce armadilha”.
Ao sentido de língua, ou denotativo se sobrepõe um sentido de discurso, ou conotativo. É por meio dessa articulação entre o plano denotado e o plano conotado que conseguimos compreender e interpretar os textos. Destaque, da série abaixo, a figura de linguagem que não se aplica ao título, justificando a sua resposta:
Ironia – Metáfora – Eufemismo – Hipérbole
No título não se aplica a figura de linguagem ''hipérbole''. Não existe um exagero. Além de ser curto, não possui nenhum indicio de exacerbação. A hipérbole consiste no “exageramento” proposital para que uma determinada frase seja entendida. É dar ''intensidade'' ao argumento. Nesse caso, não existe essa figura de pensamento, embora existam outras, como o eufemismo, que tenta amenizar o impacto da notícia usando termos mais ''leves'' para a informação. A ironia, que coloca propositalmente uma palavra se opondo a outra ''doce'' e ''armadilha'' para dizer o contrário, uma armadilha não pode ser doce, afinal, é