Portugues
Em constancia podemos observar muitos monumentos em sua honra que demostram o afecto e admiração que esta tem pelo ilustre poeta,nomeadamente: -A casa memória de Camões (Imagem 3) -Jardim- Horto camoniano (Imagem 5) -Estatua em homenagem a Camões (Imagem 2) -Camões em constãncia- quadro que demonstra a ligação entre Camões e Constância (Imagem 4) -Casa de Camões (onde viveu durante muito tempo) (Imagem 6) -Representações artisticas de Camões em azuleijos (Imagem 1)
Constância é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 900 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
O nome de Constância só foi adquirido oficialmente em 1833, por intermédio da rainha D.Maria II que lhe deu o nome devido ao apoio que a população lhe tinha dado e a sua insistência para mudar o seu antigo nome de Punhete que não gostava.
Monumentos históricos da região de Constância:
O Castelo de Almourol Aqui viveu Camões! Aqui escreveu alguma da sua Lírica aquando do desterro no Ribatejo, por volta de 1546/47. Aqui esteve El-rei D. Sebastião, refugiando-se da peste! Aqui viveram Vasco de Lima Couto e Alexandre O'Neill. Terra sem Era e cheia de História!Devassada pelos franceses aquando das Invasões, foi posteriormente recuperada, conservando ainda muitos pontos de rara beleza arquitectónica, paisagística e arqueológica.A Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senbora dos Mártires, o Pelourinho, o Monumento a Luís de Camões, o Jardim Horto Camoniano atestam a sua história e são pontos de interesse turístico.Concelho dividido pelo Tejo, tem na margem Sul a freguesia de Santa Margarida da Coutada onde as ruínas de Alcolobre, testemunham a presença do povo romano por esta zona.Na margem Norte, para além da sede do concelho, Constância, a