Grandes empreendedores - a história de steve jobs
ACOMPANHE-NOS NESSA NARRATIVA SOBRE A TRAJETÓRIA DE VIDA DE UM VERDADEIRO GÊNIO, DE UM AUTÊNTICO VISIONÁRIO, DAQUELES QUE SURGEM SOMENTE DE TEMPOS EM TEMPOS. DE UM HOMEM QUE NÃO SE DEIXOU INFLUENCIAR PELO MEIO, MAS SIM O MUDOU E O MOLDOU AO SEU GOSTO. DO RESPONSÁVEL POR DESCOMPLICAR A TECNOLOGIA E A APROXIMAR DE TODOS NÓS.
Nascimento e Carreira Acadêmica
Steven Paul Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, Califórnia. Seus pais biológicos chamam-se Joanne Simpson e Abdulfattah John Jandali, que o deram para adoção logo após o seu nascimento. O objetivo deles é que Steve fosse criado por pais graduados e que incutissem esse desejo nele. Seus pais adotivos se chamam Paul e Clara Jobs.
Nos tempos de colegial, chegou a conseguir um emprego numa grande empresa da região, chamada Hewlett-Packard, mais conhecida como HP. Em 1972, aos 17 anos, cumprindo a vontade dos pais, ingressou na Universidade Reed, em Oregon. No entanto, viu que aquilo não era para ele e abandonou no primeiro semestre, frequentando apenas algumas cadeiras que lhe interessavam, como Caligrafia, que veio a ter uma influência enorme no futuro.
Para se manter, trabalhou por um tempo na Atari e em 1974 fez algo que mudou por completo sua vida, viajou para a Índia. Ele, juntamente com seu amigo Daniel Kottke foram em busca de iluminação espiritual. Jobs se converteu ao budismo e ao retornar, empregou toda a sua filosofia na empresa que fundaria a seguir: a Apple.
Apple – O Início
Em 1976, em parceria com o igualmente genial Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple. Para dar vida as empresa, tiveram que levantar fundos. Steve vendeu sua Kombi e Woz uma calculadora muito avançada para a época. Com o conhecimento avançado de Wozniak na eletrônica, eles criaram o Apple I. Talvez o primeiro computador pessoal do mundo. Venderam 200 unidades a US$ 666,66.
Jobs e Wozniak – Dois revolucionários
Mas no ano seguinte foi quando tiveram o seu primeiro grande sucesso. O