Portugues
Texto literário e não literário
Figuras de linguagem
Sincronia e Diacronia
Rio de Janeiro
2012
TEXTO LITERÁRIO E NÃO-LITERÁRIO
FIGURAS DE LINGUAGEM
SINCRONIA E DIACRONIA
Trabalho elaborado para obtenção de nota complementar na A2, da disciplina Leitura e Produção de Textos
Rio de Janeiro
2012
Índice
1. Introdução 2. Figuras de linguagem 3. Texto literário e não literário 4. Sincronia e diacronia 5. Exercícios 6. Conclusão 7. Referencias bibliográficas
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos iniciais do uso de figuras de linguagem, texto literário e não literário, sincronia e diacronia, com exemplos e exercícios sobre os temas em questão.
Com a diacronia e sincronia, poderemos conhecer o passado e o presente da história de nossa língua. Veremos, por exemplo, como certas palavras que ontem tinham um significado, hoje têm outro. O tempo passa, a ‘língua’ se movimenta, logo está sujeita a sofrer modificações. Assim, num passado não tão distante, a palavra “marechal” significava ‘criado que cuida dos cavalos’; hoje significa ‘alta patente do exército’.
Já a linguagem literária é caracterizada por sua plurissignificação, cuja base é a conotação, é utilizada muitas vezes com um sentido diferente daquele que lhe é comum. Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas, crônicas. A linguagem não literária é a utilizada com o seu sentido comum, empregada denotativamente, é a linguagem dos textos informativos, jornalísticos, científicos, receitas culinárias, manuais de instrução etc.
2. FIGURAS DE LINGUAGEM
As figuras de