Dialogo na sala de espera da esf: uma estrategia para a promoção do desenvolvimento sustentavel
DIÁLOGO NA SALA DE ESPERA DA ESF: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ana, Carin, RESUMO
Trata-se de relato de experiência de acadêmicas de enfermagem que utilizaram a sala de espera como estratégia para o trabalho educativo com as equipes de Saúde da Família. Realizou-se uma conversa com os pacientes que chegavam à unidade de saúde do bairro Vista Alegre. O dialogo realizado possibilitou vislumbrar o conceito de desenvolvimento sustentável e como podemos realizar esse tipo de desenvolvimento na comunidade que a Estratégia de Saúde da Família abrange. Constatou-se o interesse e também a necessidade dos indivíduos em promover o desenvolvimento sustentável, tanto em suas residências como também na comunidade em que vivem.
Palavras-chave: Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Desenvolvimento Sustentável.
SALA DE ESPERA COMO ESTRATÉGIA PARA AÇÃO EDUCATIVA (introdução)
A prática educativa em saúde atua como um processo de aprendizagem e reflexão, estabelecendo contato com as situações do cotidiano. A educação deve contribuir para auto-formação do indivíduo, de modo a ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver e ensinar como se tornar cidadão. A promoção do desenvolvimento sustentável assume um papel de relevância dentro de nossa sociedade, por isso é importante que ocorram as atividades educativas sobre a temática. É necessário, portanto, que as ações educativas permitam uma abordagem através do dialogo, que possa facilitar a reflexão individual e coletiva dos educandos sobre a sua realidade. Surge daí a necessidade de buscar estratégias para programar a educação em saúde, no para que esta se torne eficaz e que o objetivo das ações seja alcançado.
Optou-se por adotar uma estratégia a partir do dialogo, este sendo capaz de enriquecer as ações educativas, na medida em que se trata de adequado instrumento de comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, configura-se como modelo de