Portugues
O desmatamento possui causas muito conhecidas, que são muitas vezes de interesse do próprio governo e alguns negócios que são investimentos muito altos. Geralmente, os desmatamentos são realizados em áreas boas para a pecuária, agricultura e em muitos casos, para a construção de usinas. Outros aspectos que favorecem muito a ambição pelo desmatamento são: mineração, extração de árvores com valores altos no mercado estrangeiro e principalmente a expansão urbana na área rural. Este é uma das grandes causas do desmatamento atual. A expansão dos centros urbanos para os centros rurais causa grande desequilíbrio e consequentemente, desmatamento, pois o espaço utilizado pelo homem nas florestas e em áreas próximas a floresta é ocupado pelas arvores e matas que consequentemente serão desmatadas. Prejuízos ambientais:
1. Perda de biodiversidade: Os seres vivos que hoje estão nas vegetações nativas foram originados por um lento processo evolutivo, que levou bilhares de anos. A perda da diversidade de seres, além da perda de variedade genética, é um processo irreversível
.
2. Degradação dos mananciais: A retirada da mata que protege as nascentes causa sérios problemas ao bem que está cada vez mais escasso em todo o mundo: a água. Isso ocorre principalmente devido à impermeabilização do solo em torno da água.