Fresadora
O fresamento é um processo para a obtenção superfícies usinadas pela remoção progressiva de uma quantidade pré-determinada de material da peça de trabalho a uma taxa de movimento ou avanço relativamente baixa mediante a uma ferramenta multicortante, a fresa, que gira a uma alta velocidade. A característica principal do processo de fresamento é que cada aresta de corte da fresa remove a sua parcela do material na forma de cavacos individuais pequenos. O fresamento se diferencia dos demais processos de usinagem devido a sua cinemática onde a peça translada e ferramenta gira. A máquina ferramenta que propicia a operação é a fresadora. Esta operação pode gerar superfícies não planas e não de revolução, ao contrário de alguns outros processos de usinagem.
2. FRESADORAS
As fresadoras são máquinas de movimento contínuo, destinadas à usinagem de materiais, onde se removem os cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. A operação de retirada de cavacos é chamada de fresameto. Desde que apareceram, até hoje, tem apresentado uma evolução construtiva notável que permite uma faixa muito ampla de operações.
Para alcançar um melhor rendimento, devem ter uma constituição sólida, porque o mandril porta-fresa é submetido a grandes esforços de torção, pois a ferramenta ataca um amplo arco de material na superfície das peças. Tais esforços variam também com a intensidade, segundo uma frequência que pode criar vibrações danosas para a máquina, caso esta não seja suficientemente forte.
A ferramenta de trabalho da fresadora é classificada de fios múltiplos e se pode montar num eixo chamado porta fresa. As combinações de fresas de diferentes formas conferem à máquina características especiais e, sobretudo, vantagens sobre outras máquinas-ferramenta. Uma das principais características da fresadora é a realização de uma grande variedade de trabalhos tridimensionais. O corte pode ser realizado em superfícies