Portugues instrumental
Leitura e Produção Textual.
01. O que é texto?
02. Como produzir um texto.
03. EPT- (Elementos pragmáticos da textualidade).
3.1. Coesão
3.2. Coerência
3.3. Informatividade
3.4. Aceitabilidade
3.5. Receptividade
3.6. Situcionalidade
3.7. Intertextualidade
Códigos de linguagem
FONTE: Local de saída do código ou mensagem
EMISSOR: Aquele que emite a mensagem
MENSAGEM: È o código, a idéia que se quer passar; pode ser um sinal, uma palavra, uma frase, um texto. É transmitida através de vários canais.
RECEPTOR: É aquele que recebe a mensagem. Esta mensagem pode ter uma receptividade positiva ou negativa, dependendo dos elementos que a estejam integrando.
A produção de um texto
1. Toda vez reunimos nossas idéias, e, utilizamos os recursos necessários a fim de facilitar o entendimento daquilo que foi composto através da linguagem escrita, chama-se “texto”
2. Para iniciarmos a produção de um texto é de fundamental importância que tenhamos em nossas mentes “aquilo que se quer escrever’. Em seguida, ordenar as idéias, não se esquecendo de obedecer aos seguimentos das mesmas, como por exemplo: Introdução – desenvolvimento – Conclusão.
a) INTRODUÇÃO: É o inicio do tema do qual você quer falar, geralmente pode-se começar com uma afirmação ou ate mesmo uma pergunta a fim de causar um certo interesse, e ou curiosidade por parte do leitor e, ao mesmo tempo, incitá-lo a desenvolver ou assimilar melhor o texto.
b) DESENVOLVIMENTO: É a idéia central do texto, é o “gancho” da introdução.
Aqui são colocados os tópicos principais da redação e/ou dissertação. Considera-se como “corpo do texto”.
c) CONCLUSÃO: Como a própria palavra explica, esta é a parte final da redação. Finaliza-se ou “fecha-se” a mesma “sintetizando” as idéias-chaves colocadas tanto na introdução, como no desenvolvimento. Pode-se colocar de preferência de forma sutil, uma idéia própria, que argumento e/ou que deixe ao leitor/receptor da mensagem/redação