Portugal
1) Faça uma pesquisa sobre as constelações:
a) O que são constelações?
R: Constelações são grupos de estrelas que vistas da Terra parecem estar próximas umas das outras e que formam uma determinada figura no céu. A proximidade destas estrelas é apenas aparente, devido ao ponto de vista de um observador da Terra. Na realidade as constelações são criações humanas, não são grupos de estrelas ligadas entre si. Uma constelação não é apenas um grupo de estrelas, mas sim determinada região do céu associada ao grupo de estrelas. Sendo 88 constelações oficiais pela União Astronômia Internacional.
b) Como seu conhecimento tem sido utilizado?
R: Na antiguidade, as constelações eram utilizadas para se saber as estações do ano, exemplo: a constelação do Escorpião é típica do inverno do hemisfério sul, já que em junho ela é visível a noite toda. Já Órion é visível a noite toda em dezembro e, portanto, típica do verão do hemisfério sul. Assim, também ajudavam os agricultores a saber a hora de plantar e colher.. Atualmente elas são utilizadas apenas pelos Astrônomos, para indicar direções no Universo e facilitar o reconhecimento do céu.
c) Quais são as constelações mais conhecidas?
Podemos dizer que as principais, no hemisfério sul, são: Órion, a mais fácil de se localizar pelo fato de três das estrelas que a compõem serem bem características (as Três Marias); e o Cruzeiro do Sul, talvez a constelação mais famosa do hemisfério sul e também fácil de se localizar. No hemisfério norte, as principais são: Ursa Maior e Ursa Menor, também são facilmente identificáveis, mas apenas no hemisfério norte. Uma das estrelas que compõem a Ursa Menor, a Estrela Polar (Polaris) está quase que situada sobre o pólo norte celeste, por isso, quando observamos essas duas constelações durante toda a noite, conseguimos observar as outras constelações como que girando em torno delas por causa do movimento de rotação da