ROMA
Tudo que já foi tudo o que será ,cosmos ou cosmo é o universo em seu todo, significa beleza, ordem, organização, harmonia.
O microcosmo é o mundo pequeno, o resumo do universo, o próprio homem como expressão do Universo.O macrocosmo é o grande mundo, o Universo como um todo orgânico, em oposição ao ser humano.
O cosmo é assim o mundo natural, bem como o espaço celeste, enquanto realidade ordenada de acordo com certos princípios racionais. É a racionalidade deste mundo que o torna compreensível, por sua vez, ao entendimento humano.
Materialismo
É um sistema que admite que as chamadas condições concretas materiais, são suficientes para explicar todos os fenômenos que se apresentam à investigação, inclusive os fenômenos mentais, sociais e históricos.
Quando alguém é ganancioso, mesquinho, consumista, enfim, só pensa em dinheiro e em bens materiais, normalmente dizemos que essa pessoa é “materialista”.
Realismo
O realismo é a forma de apresentar ou considerar as coisas como elas são, onde não se exagera ou minimiza os acontecimentos, fatos ou assuntos tratados. No campo da arte, o realismo uma imitação fiel da natureza.
Idealismo
É a qualidade do que é ideal, a representação das coisas sob a forma ideal. O ideal é o que existe somente na ideia, no imaginário, é o fantástico, o modelo sonhado. No desenvolvimento cultural, o idealismo consiste na criação imaginária de normas de ação tidas como perfeitas, ideais, e apresentadas como objetivo a ser alcançado na realidade. O idealismo é básico no processo cultural em todos os seus aspectos.
Mecanicismo
O mecanicismo é um sistema filosófico que não se sustenta. Tenta explicar o universo apenas à base do movimento dos elementos que constituem os corpos e por com seguinte as qualidades sensíveis seriam identificadas com a quantidade dos corpos como a extensão, o movimento... Como visto, o Mecanicismo, pois, não serve como teoria filosófica.
Monismo
Sistema que pretende reduzir o Universo a um único