Portos fluviais vila do conde
São Paulo
2010
Portos Fluviais
Porto Vila do Conde
São Paulo
2010
SUMÁRIO
Resumo 4
Introdução. 5
Localização 6
Área de Influencia 6
Acesso 7
Navegação e Manobra 8
ÁREA DO PORTO ORGANIZADO 9
Fluxo médio de Cargas 10
Instalações 12
Armazenagem 14 Equipamentos 16
Fotos e Imagens 17
Conclusão 21
Bibliografia 22
Resumo
Localizado a trinta e cinco quilômetros de Belém, às margens do rio Pará, o porto de Vila do Conde é considerado o maior da Amazônia e um dos dez maiores do Brasil. Administrado pela CDP, o porto atende as necessidades do complexo alumínico integrado pelas unidades industriais da Alunorte (Alumina do Norte do Brasil S.A.) e Albrás (Alumínio Brasileiro S.A.). A Alunorte produz alumina, matéria-prima do alumínio produzido pela Albrás. A exportação desses produtos é de grande importância para a economia brasileira.
Em 1995, foi inaugurado um novo píer do porto, através de contrato entre CDP, Alunorte e Albrás, destinado a receber granéis líquidos essenciais para a produção de alumina, de modo a fechar o chamado "ciclo do alumínio", pela integração das três etapas: bauxita, alumina e alumínio. O investimento permitiu o aumento da capacidade de cargas para seis milhões de toneladas anuais. O porto de Vila do Conde também movimenta óleo combustível, madeira, piche e coque.
Introdução.
O Porto de Vila do Conde foi inaugurado em 24.10.85 e está localizado no município de Barcarena, no Estado do Pará, à margem direita do rio Pará, no local chamado de Ponta Grossa, a cerca de 3,3 km a jusante de Vila do Conde, em frente à baía do Marajó, formada pela confluência do escoadouro natural da navegação dos rios Tocantins, Guamá e Capim, com amplo acesso marítimo e fluvial no local.
Nesse município está implantado um distrito industrial adjacente ao