Portos brasileiros
A Logística Portuária e Marítima compreendem as mais diversas atividades relacionadas com a movimentação de cargas, desde sua origem até o destino, envolvendo o transporte, carregamento e descarregamento das embarcações, dimensionamento de terminais e equipamentos portuários, acessos aos portos, entre outros.
A avaliação adequada dos sistemas portuários, realizada através da aplicação das ferramentas oferecidas pela Genoa Soluções (especializada em simulação computacional aplicada a sistemas logísticos complexos), oferece aos gerentes e tomadores de decisão a possibilidade de obter controle total sobre seu planejamento, operação e dimensionamento, contemplando seus mais variados aspectos, entre eles:
Dimensionamento das operações portuárias;
Avaliação da capacidade de equipamentos, berços e terminais portuários;
Cálculo de ocupação de berços e terminais;
Avaliação das taxas de ocupação de canais de acesso, navegação, bacias de evolução, etc.
Dimensionamento de retro-áreas, áreas de armazenagem, armazéns;
Avaliação de capacidade de acesso (rodoviário e ferroviário);
O dimensionamento e operação de portos e terminais possuem grande complexidade em função da quantidade de elementos relacionados à sua operação. Por representarem sistemas com interfaces de integração logísticas, operacionais, comerciais, negociais com muitos outros sistemas, a compreensão e avaliação dos interrelaciomentos de suas variáveis internas e externas não é trivial. Assim, um subsistema portuário está relacionado à um sub-sistema ferroviário, rodoviário, alfandegário, e muito outros.
As metodologias de suporte à decisão devem ser empregadas para garantir que os relacionamentos entre essas variáveis sejam esclarecidos, permitindo ao tomador de decisão atuar sobre o sistema de maneira eficiente, garantindo atingir os objetivos finais de produtividade ou retorno financeiro.
Neste caso, a simulação permite avaliar gargalos operacionais, testar