Porto De Itaqui
A implantação de um ERP é estruturada através de um projeto, devido a sua complexidade e quantidade de recursos e atividades envolvidas.
Normalmente ela é realizada pelo próprio fabricante do software ou por uma empresa de consultoria denominada integradora.
Em ambos os casos, a equipe de implantação deverá ter profundos conhecimentos do sistema ERP e de técnicas de gestão de projeto.
Com base nestes conhecimentos a empresa implantadora deverá apresentar uma metodologia de implantação.
A metodologia de implantação estabelece as fases, os métodos e os recursos necessários para obter os resultados do projeto.
As fases irão definir os macro-processos da implantação.
Os métodos serão formados pelo conjunto de procedimentos definidos para cada fase.
Os recursos serão as pessoas, os equipamentos, as ferramentas e todo o material de apoio, necessários para a execução dos procedimentos.
Os resultados serão os requisitos, as premissas e os níveis de qualidade devidamente atendidos dentro do escopo, do prazo e do custo previamente estabelecidos na proposta/contrato comercial da implantação.
Em geral, as metodologias de implantação de ERP são divididas em três fases:
- estudo de implementação
- implementação
- entrada em produção
O estudo de implementação, também conhecido como fase de planejamento, define o que e como será implementado. O produto final desta fase é o plano do projeto devidamente aprovado.
A implementação é a fase de execução do plano de projeto. Os objetivos desta fase são a preparação do sistema, a validação das funcionalidades pelos usuários-chave e o treinamento para os demais usuários do sistema.
A entrada em produção é o início da utilização do sistema e o acompanhamento do seu funcionamento durante um período.
Estas fases possuirão sempre duas perspectivas de gestão:
- foco no produto
- foco no projeto
A gestão do produto se preocupa com as funcionalidades do ERP que está sendo implantado e a gestão do projeto