Portinari x Caravaggio
História da Arte
12/dez/2013
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo analisar duas pinturas que apresentam o mesmo tema. A princípio, as obras serão comentadas separadamente e, depois, em conjunto, de modo a compará-las destacando semelhanças e diferenças e relacionando suas características com os respectivos períodos em que estão inseridas.
Os trabalhos escolhidos foram „Ressurreição de Lázaro‟ de Caravaggio, obra barroca datada por volta do ano 1608 e 1609, e um homônimo de Cândido Portinari, data de 1944.
A razão da escolha dessas exatas pinturas foi a identificação de cada membro da dupla com um dos artistas especificamente e a forma como elas retratam a mesma cena, mas por um caminho e com um resultado diametralmente opostos.
RESSURREIÇÃO DE LÁZARO – CARAVAGGIO
Figura 1 – Ressurreição de Lázaro por Caravaggio
*Disponível em: .
Acesso em: 19 de fev. 2012
Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio, por causa da sua cidade natal, foi um pintor italiano atuante entre 1593 e 1610 e um dos maiores representantes do Barroco.
Considerado um farrista inconsequente, teve problemas com a lei a maior parte de sua vida e estava sempre sem dinheiro e buscando brigas pela cidade.
Em 1606, contudo, foi diferente. Ao matar um jovem durante uma briga, o artista se vê obrigado a fugir de Roma, já que ofereciam um prêmio por sua cabeça, vivo ou morto. Nesse período, Caravaggio pintou telas de lirismo transfigurado, como a obra escolhida Ressurreição de Lázaro, na qual, sob a agonia de um grande espaço vazio, um raio de luz rasante imobiliza o drama sagrado. É uma obra barroca, escola que surgiu como uma resposta ao Renascimento, na qual predominam as emoções e os sentimentos sobre o racional. Há também um contraste de luz e sombra e uma profusão de detalhes e símbolos.
Na opinião de peritos em Belas-Artes, a pintura foi feita nos anos 1608 e 1609. No ano seguinte, Caravaggio morre aos 38 anos.