Portifólio - O que é? (sintese)
Núcleo Básico
Nome:
MARCOS GUEDES
E-mail:
marcosxguedes@ig.com.br
Data de nascimento (dd/mm/aaaa):
26/11/1960
Nº Inscrição efp-ava/01928266894 O que é o portfólio?
R) É um instrumento de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor e que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso, série ou disciplina. Tem como objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos.
Portfólios têm sido descritos como uma coletânea das evidências que documentam o desenvolvimento, as competências e as habilidades do indivíduo (Waterman, 1991). O valor de um portfólio está caracterizado no seu desenvolvimento (Ryan, Kuhs, 1993), especialmente porque o processo envolve a auto-reflexão do aluno, induzindo-o à autoavaliação e oferecendo a oportunidade para sedimentar e ampliar suas aprendizagens.
Qual a história do portfólio?
R) Tradicionalmente, os arquitetos, artistas e modelos usam os portefólios para apresentarem amostras do seu trabalho ou para demonstrar as suas capacidades a potenciais empregadores. Para estes profissionais, os portefólios constituem um registro e uma demonstração dos objetivos alcançados e dos atributos profissionais desenvolvidos ao longo do tempo. Ao ser importado para o campo educativo o conceito de portefólio sofreu profundas alterações. A aplicação deste conceito nos contextos de ensino teve o seu início no Canadá, na década de 70, onde era designado por “teaching dossier”. Contudo, a origem do “portfolio movement” viria a localizar-se nos Estados Unidos, no início da década de 90.
O que pode ser conteúdo de portfólio?
O portfólio só faz sentido se for para despertar e aprimorar as competências dos educandos. Portanto, esqueça essa pergunta: “O que colocar no portfólio?”. A pergunta muda para: “Como trabalhar a atividade