Portifólio Historicidade
GISELLY MORAES SILVA DE ALMEIDA, 835452, TURMA 2012/08
PORTFÓLIO
UTA HISTORICIDADE – FASE I
TURMA 2011/05 até 2012/08
ITAPEVI
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GISELLY MORAES SILVA DE ALMEIDA, 835452, TURMA 2012/08
JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do Ensino de História, da UTA Historicidade FASE I no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Elisangela Zuccari
Centro Associado: Itapevi - SP
ITAPEVI
2014
A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. E essa falta de valorização do brincar, contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. Brincar é um momento sagrado.
É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor.
Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras.
Exemplo de brincadeira que podemos trabalhar conteúdos de história: JOGO DE TABULEIRO
A ideia é fazer um tabuleiro de corrida com a história da viagem de Cabral ao Brasil ou até mesmo a história da cidade onde esta localizada a escola por exemplo.
Tem como objetivo fixar a aprendizagem de maneira prazerosa do tema que iremos abordar, dos acontecimentos.
Organização da turma
- Formar duplas Material
- Tabuleiro com trilha e perguntas sobre o assunto escolhido e 1 dado.
- Cartas com as