Portifólio Economia e finanças
Gestão de Recursos Humanos
Portfólio de Economia e Finanças
2012 foi um bom ano para investimentos?
Qual a influência do PIB (baixo crescimento) no que tange ao setor financeiro das organizações.
Introdução
O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores da economia, revela o valor de toda riqueza gerada no país; ou seja, é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país durante um período, portanto é um representante do potencial econômico.
O PIB é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) trimestralmente. Portanto para se levantar o cálculo do mesmo é necessário fazer uma análise de toda a cadeia de produtiva do país. Ou seja; precisam excluir da produção total de cada setor as parcelas adquiridas de outros setores colaboradores para tal produção final. Depois de levantados os dados, o instituto soma a riqueza gerada por cada setor chegando à contribuição de cada um para geração da riqueza; portanto para o crescimento econômico.
O primeiro fator que influencia diretamente na variação do PIB é o consumo da população, quanto mais às pessoas gastam, mais cresce o PIB.
Outros fatores que também influenciam no PIB são:
Investimentos das empresas; pois se as mesmas crescem, compram maquinários, expandem atividades e geram mais empregos.
Gastos do governo; quando se faz novas obras, novos operários são contratados e materiais de construção são produzidos.
Exportações; mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.
Conclui-se que o PIB além de medir a riqueza e mostrar a evolução dos agregados econômicos, institucionalmente o PIB serve como um dos parâmetros para distribuição dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios. É também um grande indicador para elaboração de políticas públicas; tendo decorrência de desempenho em três setores que compõem a economia:
Agropecuária
Indústria
Serviços.
Histórico
O