Portifolio
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: UM PROCESSO DE INCLUSO OU EXCLUDENTE?
NOVEMBRO /2012
SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: UM PROCESSO DE INCLUSO OU EXCLUDENTE?
Trabalho apresentado ao curso (Serviço Social) da Unopar-Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas (Psicologia Social, Fundamentos históricos teóricos e Metodológicos do Serviço Social II, Sociologia e Filosofia).
Professor (a): Lisnéia Rampazzo, Sergio de Goes Barbosa, Adarly Rosana, Márcia Bastos.
NOVEMBRO /2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4
3. CONCLUSÃO ..................................................................................................6
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
1-INDRODUÇÃO
Há décadas, o atendimento em serviços médicos eram bem diferentes do atual. Os serviços de saúde tinham que ser comprados, no entanto só quem tinha dinheiro era atendido por médicos particulares e aqueles que não tinham eram atendidos em entidades filantrópicas, como as Santas Casas. Entretanto não existia o sistema público que temos hoje, ou seja, na qual toda a população tem acesso e direito a saúde pública.
Entretanto, o SUS é tido como política de maior inclusão social implementada no Brasil e representa em termos constitucionais mais uma afirmação política do compromisso do Estado Brasileiro para com seus cidadãos. Seus avanços são significativos, mais permitem problemas a serem enfrentados e consolidá-lo como um sistema público universal. O SUS é uma política pública implantada no Brasil, que acaba de completar uma década e meia de existência, ou seja, sistema composto por muitas partes, e por mais diferentes que pareçam, têm uma finalidade comum, cuidar e promover a saúde de toda a população, melhorando a