Portifolio
a) Sistema de Acumulação de Custos: Sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços. O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.
Uma vez calculado os custos de cada centro de custo, é necessário transferir tais custos aos produtos ou serviços.
Então, basicamente, o esquema de trabalho na apuração dos custos será:
1. Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.
2. Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.
3. Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.
Esta transferência será debitada á conta específica de estoques de produtos em elaboração e creditada na conta de transferência de custos (no subgrupo das contas de centro de custos).
Posteriormente, os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados.
O tipo de sistema de acumulação de custos a ser adotado pela empresa é totalmente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.
b) Custeio Variável: é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais, suprimentos e salários da equipe de trabalho.
São exemplos de custos variáveis: Matéria prima, insumos diretos , embalagens ,comissão de vendas , impostos diretos de venda ( ICMS / SIMPLES / ISS / PIS / CONFINS / IPI / IRPJ / CONTRIBUIÇÃO SOCIAL ) fretes de vendas , fornecedores , mão de obra industrial .comissão de administradora de cartão de crédito, mão de obra terceirizada.
c) Custeio por Absorção: O Custeio por absorção, também chamado custeio integral, ou custo integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação sejam esses custos