portifolio LUCAS MOREIRA
2002 palavras
9 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ASSISTÊNCIA SOCIAL ANTES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 – CF/88 4
2.2 SERVIÇO SOCIAL E O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) 6
2.3 A ATUAÇÃO NA GESTÃO POLITÍCA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este artigo busca responder, sobre a Política de Assistência Social, que surge no contexto de discussão teórico crítica do grupo de iniciação cientifica que investiga a temática. Pretende apresentar de modo sucinto um quadro de analise do processo de afirmação da Assistência Social,como política social, a partir do disposto na Constituição Federal de 1988 - CF/88, e na Lei Orgânica da Assistência Social de 1993 - LOAS/93. Busca compreender os elementos centrais que contribuíram para que a Assistência Social alcançasse o status de Política Social de direito do cidadão e dever do estado e os movimentos de mudança, tensões e propostas decorrentes.
Palavra chave: Assistência Social, Política Social, Movimentos Sociais, Sistema Único de Assistência Social.
Trataremos também de fazer uma analise PNAS/2004, que trará definições dos usuários, sua situação de risco e vulnerabilidade, é a atuação dos CRAS no âmbito da Assistência Social que comparece voltada para a pobreza absoluta e desvinculada de uma classe. Dessa forma o texto trará uma abordagem geral sobre a política de Assistência Social voltada para a melhoria nas condições de vida dos usuários e segurança nas decisões a serem tomadas tendo como base a LOAS e SUAS.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ASSISTÊNCIA SOCIAL ANTES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 – CF/88
É fundamental investigar sua trajetória. A Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a Assistência Social como política social que junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõe o sistema de seguridade social brasileira. A prática de assistência social ao outro, é antiga