portifolio logistica reversa
Queimar o lixo pode ser mais ambientalmente correto e ajudar mais a diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa do que simplesmente armazená-lo em aterros sanitários.
2.
2. Quais as conseqüências da destinação do lixo para lixões?
As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).
3.
3. Distinguir entre lixão e aterro sanitário.
Lixão - Local em que o lixo é depositado sem qualquer tipo de tratamento. Isso significa que nada é planejado para receber os resíduos sem agredir o meio ambiente.
Aterros Sanitários - Local preparado para receber o lixo com impermeabilização do solo, impede o vazamentodo chorume e captação do gás metano, liberado pela decomposição da matéria orgânica e que pode ser transformado em energia.
4.
4. Onde estão situados os lixões e por que?
Mantiqueira - Paraíba do Sul – Litoral Norte – Pardo – Piracicaba, Jundiaí e Capivari. – Alto Tietê – Baixada Santista – Sapucaí e Grande – Mogi-Guaçu – Sorocaba e Médio Tietê – Ribeira de Iguape e Litoral Sul – Baixo Pardo e Grande – Tietê e Jacaré – Alto Paranapanema – Turvo e Grande 24 – Tietê e Batalha – Médio Paranapanema – São José dos Dourados – Baixo Tietê – Aguapei – Peixe – Pontal do Paranapanema;
Pela aréa ocupada e também, a área que determinado município utiliza para depositar seus resíduos não se localiza, necessariamente, dentro de seus limites territoriais, ou seja, há a possibilidade de uma cidade depositar seu lixo em outra.
5.
5. Por que há dificuldade para a construção de aterros?
Dificuldade de selecionar o local do aterro, é preciso apresentar um estudo de impacto ambiental e obter licenças para instalar e operar o depósito de lixo - já no projeto de instalação, os operadores do aterro precisam deixar claro, por exemplo, como ele será fechado, depois de pelo menos dez anos.
6.
6. Qual é a importância da