Portifolio individual
A educação começa pela família e nela que se forma o caráter. Qual quer projeto educacional depende da participação da família,mas uma participação efetiva no aprendizado, ao pesquisar, ao discutir, ao valorizar a preocupação que o filho traz da escola. Por melhor que seja a escola, por mais preparados que estejam seus professores, nunca vai suprir a carência por uma família ausente. A preparação para a vida, a formação da pessoa, a construção do ser são responsabilidades da família. Essa é a celula mãe da sociedade, em que os conflitos necessários não destroem o ambiente saudável.
O papel do professor na educação dos alunos e que ele seja politicamente participativo,que tenha entusiasmo, paixão, que vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, que não discrimine ninguém, que suas opiniões possam ter sentido para os alunos,sabendo sempre que ele é um lider que tem nas suas mãos a responsabilidade de conduzir um processo de crescimento humano de formação de cidadãos.
Como diz Içami Tiba “Educar para formar vencedores.”
O artigo 2º da LDB, situadono título II – dos princípios e fins da educação nacional, traz uma triplice natureza para a educação:
Artigo 2º: A educação, deve ser da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para exercicio da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Na vida familiar dá-se o primeiro contato do cidadão com o mundo. Esse processo continua por toda a vida, a estrutura básica obtida na formação da infância, que se dá fundamentalmente na família.