Portifolio Grupo Mm
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 OS MOVIMENTOS SOCIAIS.................................................................................04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................08
REFERÊNCIAS.........................................................................................................09
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica embasada no Projeto de Pesquisa elaborado anteriormente e que engloba as seguintes disciplinas: Instrumentação em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação. Objetivando articular às disciplinas estudadas aos recentes Movimentos Sociais, principalmente as recentes manifestações populares no Brasil.
Baseando-se nas diversas notícias vinculadas nas mídias, nas redes sociais, é possível refletir e pensar criticamente acerca das manifestações populares na sociedade brasileira seguiremos questões norteadoras para chegar a conclusões do que esses movimentos sociais querem dizer efetivamente, se a justiça social está sendo feita no país, será possível pontuar aspectos importantes relacionados ao tema.
Em relação ao tema instrumentalidade no exercício profissional do Assistente Social parece ser algo que se refere aos instrumentos utilizados pelo profissional objetivando suas finalidades ou resultados finais, no entanto trata-se de uma reflexão sobre a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Portanto, podemos concluir que a instrumentalidade no exercício profissional se refere ao conjunto de instrumentos e técnicas, ou seja, capacidade constitutiva da profissão.
Outro aspecto a considerarmos é que o campo das políticas públicas não está isento das tendências contemporâneas na fragmentação dos