Portifolio de teoria geral da administração
Pólo: Uberlândia ( Unifran)
Curso: Administração
História da Administração
A História da Administração se iniciou há mais de 2000 anos, segundo Lacombe (2003); Desde então ela vem sofrendo modificações, estudando o comportamento das organizações, para com isso, séculos mais tarde vir a ser denominada como ciência.
A evolução da administração se deu inicio no ano 5.000 A.C, na Suméria. Nessa época os sumérios já necessitavam de organização, soluções para seus problemas práticos cotidianos. Dessa necessidade surgiu a arte de se organizar, a arte de saber administrar. Essa evolução vem acontecendo gradativamente; depois dos sumérios foi a vez dos egípcios trabalharem para criar um sistema organizacional econômico e administrativo eficiente. Fazendo uso de verificação, argumentação e muito estudo, foram responsáveis para que a administração, desse modo, se tornasse futuramente uma ciência, mesmo que uma ciência a qual deveria ainda sofrer muitas melhorias, passar por um grande processo de aprimoramento.
E depois do Egito, apareceu na China a necessidade premente de se desenvolver um modelo de sistema organizado sobre o qual se pudesse apoiar o governo do grande e poderoso império que surgia. Na China, durante a Administração Pública de Confúcio, houve a tentativa de se estabelecer regras e princípios para a administração, no que tangia ao alimento, ao mercado, aos ritos, aos ministérios de emprego e educação, à Administração da Justiça, recepção de hóspedes e o Exército.
No período medieval, com o fim do império romano, a Igreja Católica adotou algumas técnicas contundentes de administração dos romanos, como gerenciar território, organização geográfica, delegando assim funções para os párocos, padres etc., preservando dessa maneira a estrutura e fortalecendo as tradições da época com hierarquia, centralização de poder, descentralização de tarefas. Com uma estrutura simples a Igreja Católica pode se organizar e se expandir pelo mundo.