Portifolio 6 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
4 REFERÊNCIAS........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a importância dos indicadores sociais tendo como fonte de pesquisa o censo demográfico de 2010 da cidade de Alegrete RS. Sabendo-se que o diagnostico social é um instrumento dinâmico em frente a realidade social para a implementação das políticas publicas e desempenho do poder publico no atendimento de crianças e adolescentes.
A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto das Crianças e do Adolescente asseguram os direitos de todo o cidadão. E a Lei orgânica da Assistência Social são órgãos participativos nas diretrizes orçamentárias, responsáveis pela melhoria das condições de vida da população.
A estrutura familiar é essencial para o desenvolvimento e socialização da criança e dos adolescentes.
2 DESENVOLVIMENTO
DIAGNOSTICO SOCIAL
Alegrete está localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, sendo o maior município em extensão de terras do estado.
A distância aérea até Porto Alegre é de 440 km; até Brasília é de 1751 km; até São Paulo é de 1154 km.
O município faz divisa com os seguintes municípios: Uruguaiana, Quaraí, Itaqui, Manoel Viana, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Rosário do Sul e Cacequi.
O clima da região é subtropical, temperado quente, com chuvas bem distribuídas e estações bem definidas.
A temperatura média anual é de 18,6°C, a menor temperatura mínima observada desde 1931 foi de -4,1°C e a máxima de 40,4°C. A formação de geadas ocorrem eventualmente entre maio e setembro. A umidade relativa média do ar é de aproximadamente 75% todo o ano.
Dados gerais do município:
Área da unidade territorial: 7.800Km2
Altitude média: 96m