portifolil

1441 palavras 6 páginas
Introdução. Com o surgimento de inúmeras novas teorias de aprendizagem terem surgido nos últimos anos, ainda faz parte da realidade e prática cotidiana de muitos professores, no que diz respeito à avaliação no âmbito das instituições de educação infantil, uma visão tradicional do processo ensino-aprendizagem. já tem e não o que lhe falta. A avaliação na Educação Infantil deve ser feita a partir da observação atividades e produção de textos Essa avaliação é realizada semestralmente por meio de um relatório. A avaliação é uma atitude constante em todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de trabalho e sua consecução, tem por finalidade verificar a adequação do desenvolvimento do aluno face aos objetivos propostos, levando-se em consideração as características da faixa etária. A avaliação na Educação Infantil tem ainda a finalidade desenvolver no aluno todos os pré-requisitos necessários para o início da aprendizagem sistemática. A observação sensível das crianças, em sua exploração constante do mundo a sua volta, é o que deve nortear o trabalho de avaliação em Educação Infantil. É um processo que exige atenção por parte dos professores, que devem, sobretudo, manifestar confiança nas possibilidades que as crianças apresentam. Devem compreender que o desenvolvimento individual ocorre em processo dialético, no qual as interações com todos os sujeitos (crianças e adultos) são decisivas.

- Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.
- O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.
-

Relacionados

  • brasil
    2234 palavras | 9 páginas
  • profissa
    4949 palavras | 20 páginas