Portifoli latin

468 palavras 2 páginas
O latim é um idioma que é utilizado até hoje, não tanto na fala, mas na escrita. Com o decorrer dos séculos as variações linguísticas ocorriam e o latim ao poucos ganhava novas palavras se transformando-se no que se convencionou chamar de línguas neolatinas.
A antiga língua romana ainda se faz bastante presente nos dias de hoje, seja ela, no discurso cientifico, seja no uso de algumas expressões, o latim é comumente utilizado.
O latim possui diversos níveis de linguagem, o clássico o equivalente ao atual português falado pelas pessoas cultas, e o latim vulgar utilizado no processo comunicativo por pessoas com pouco ou nenhum estudo.
O português sobre tudo hoje é um dos idiomas mais difíceis de aprender a falar e de escrever até mesmo os que usam o idioma tem dificuldade em aprender pela sua complexidade e maneira de usa-la seja ao tempo empregado, a pessoa, qual for, palavras que depende do contexto e maneiras usadas tem significados diferentes ou diversas palavras com os mesmo significados.
A língua portuguesa ela é tão rica que existem palavras que de uma região nas quais pessoas de outras regiões não conseguem identificar o significado, pois a linguagem se constrói a todo o momento, nas situações de uso da língua.
As conexões que o antigo idioma e o atual são bastante visíveis, e o futuro professor de português devem conhecer os princípios gerais do idioma para compreender melhor o funcionamento da língua portuguesa e ampliar a compreensão sobre o vocabulário. Pois a língua não deveria ser estudada apenas em ensino superior, mas também em ensino fundamental e médio não iria melhorar no ensino da língua portuguesa, nos contribuiria e muito.
Se observarmos bem, o latim está bastante presente em nosso dia-a-dia em várias expressões tais como: fax (abreviação de fac. símile; que significa “faça de maneira semelhante”). Outras expressões, in loco, homo sapiens, curriculum vitae. Além disso, de língua morta o lati não tem nada.
Através do latim também podemos

Relacionados