portif lio individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho do curso de Serviço Social, do oitavo semestre tem por objetivo refletir sobra à origem histórica da profissão, acompanhar todo o processo desde a institucionalização até a contemporaneidade, realizando uma viagem dentro dos quatro anos em que adquirimos conhecimento e experiência como acadêmica, referenciando as disciplinas estudadas e destacando as habilidades do profissional, sua prática interventiva dentro dos espaços ocupacionais.
Vamos abordar este tema porque na história, na natureza e na sociedade não se pode afirmar que os fenômenos ou fatos sejam ocasionados por uma única causa; por isso, ao partimos para o estudo do memorial do processo de institucionalização precisamos ter claro que esse processo se compõe de tamanha complexidade, pois se constitui de multicasualidades que se interrelacionam. Sabemos que o surgimento de qualquer profissão brota da necessidade socialmente construída.
A busca pela legitimidade profissional foi em favor às respostas às necessidades legítimas de sobrevivência das classes trabalhadoras. A partir daí, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão começaram a partir de questionamentos da ala mais progressiva da profissão, pois na época da institucionalização os agentes que se direcionavam as ações sociais, faziam por motivações pessoais e filantrópicas, porém essas motivações ganharam novos redirecionamentos; Após sua institucionalização necessita de um aparato mais racional. Busca-se diferenciar-se das ações da Igreja de atendimento e alívio às situações pontuais de penúria e sofrimento, realizadas voluntariamente, adotando metodologias formuladas a partir de vários processos de renovação do serviço social na construção teórico – metodológica, na perspectiva modernizadora, no movimento de reconceituação, reportando