Portfólio
Gestão Industrial
Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. Partindo desse pressuposto, a Industria Pelicano LTDA deve procurar profissionalizar e treinar seus gerentes para que consigam, de forma eficaz, gerir o processo produtivo e apropriar de forma correta os custos de produção. Este relatório visa explanar conceitos gerais sobre administração, gestão industrial e inserir o conceito de custos, permitindo o maior conhecimento sobre como o processo fabril deve ser entendido para que haja o seu gerenciamento pleno com foco nos resultados.
A apuração dos custos de uma empresa fabril difere de uma empresa comercial, já que os custos de uma empresa comercial são chamados de despesas. Custo é um conceito exclusivamente industrial. São gastos que a entidade realiza com o objetivo de pôr o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, ou o de cumprir com o seu serviço contratado. Uma diferença básica para a despesa é que custo traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a entidade foi criada (determinada no seu Contrato Social, na cláusula Do Objeto). Já despesa é um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia um certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.
Existem, hoje, diversas formas de apurar os custos em uma empresa industrial, sendo as mais usadas o custeio direto (ou variável) e o custeio por absorção. O custeio direto é o método de custeio usado para alocação apenas dos custos variáveis ao produto, pois exclui os custos fixos. Ele é usado para eliminar qualquer distorção na apuração dos custos oriundos de problemas com rateios pois os custos fixos são tratados como despesas. Já o sistema de custeio por absorção é o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção