Portfólio 1 - Segurança do Trabalho e Ergonomia
A segurança do trabalho tem um papel muito importante em todas as organizações, independente do setor em que atua, e não é diferente no setor siderúrgico, um dos setores mais perigosos dentro das industrias brasileiras. A segurança do trabalho visa minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador, dessa forma o colaborador aumenta a sua produtividade e a qualidade do seu serviço prestado.
2- Quais riscos os colaboradores que trabalham no alto forno de uma siderúrgica estão expostos?
Os riscos existentes na operação do alto forno são os mais variados. Riscos físicos como radiações não ionizantes, principalmente na operação dos queimadores e saída de gusa, além da temperatura e do ruído ensurdecedor das ventaneias.
O monóxido de carbono presente em todas as correntes de gases de dentro e exauridas do alto forno é um risco químico que deve ser constantemente monitorado, assim como, em menor quantidade, gases contendo enxofre, mas que são muito mais tóxicos é importante ressaltar os riscos provenientes de operações de manutenção externa ou interna no alto forno, como troca de refratários, que além de envolverem trabalhos em ambiente confinado expõe os trabalhadores a poeira desses materiais. O mesmo deve ser dito da poeira da escória de alto forno, que contém dentre outros elementos sílica, alumina e óxido de cálcio. Todos esses riscos podem trazer alguns sintomas ou doenças ao seu organismo como: delírio, convulsão, perda da consciência entre outros.
3- Quais EPIS devem ser usados por esse colaborador? Descreva detalhadamente.
Os EPI’S ( Equipamentos de Proteção Individual) são ferramentas de trabalho que protegem a saúde do trabalhador dos riscos que o trabalho oferece, além de ser uma exigência da legislação trabalhista brasileira.
Os Epi’s corretos para a pratica de operar um forno são: