Portfolio
Da
Ciência
Autoavaliação
A Ciência na Antiguidade
A Grécia, berço da civilização antiga, disputa com Roma os seus domínios e o Império Romano, através da força, consegue ser ampliado. Isso gera discorda, brigas e violência.
O povo grego e romano era politeísta, crendo no poder e vários deuses e na capacidade do homem.
Com a vinda de Cristo, o Império Romano se abala, pois ele prega a crença em um único Deus e em uma vida fraterna.
Isso abala a estrutura do Império, pois ele arrastava multidões. Então Cristo é condenado à morte e os efeitos da natureza ao seu último suspiro, convertem a maioria dos romanos. Se não houvesse Cristo na história tudo seria explicado através da ciência.
Autoavaliação
A ciência no século XVIII – As luzes
O século XVIII foi importante para o desenvolvimento da ciência porque neste século o homem passou a agir através da razão e a atuar de forma autônoma na sociedade. Os preceitos de obediência da Antiguidade foram substituídos pela descoberta da ciência e da capacidade humana de demonstrar conhecimento.
O Renascimento (época das luzes) ajudou o homem a perceber a sua capacidade de por ele mesmo, demonstrar empiricamente o que havia na natureza e o porquê de sua existência. O Renascimento deu ao homem a liberdade de pensamento e de demonstrações de suas capacidades físicas e intelectuais.
Fatores positivos do Iluminismo: o homem passa a se reconhecer como um ser pensante, capaz de expor e provar teorias a respeito do mundo. Inicia-se nesse período os sinais de progresso.
Fatores negativos: distanciamentos do homem das coisa divinas, principalmente da natureza, que segundo Rousseau, era a felicidade humana.
Concepção de mundo no século XVIII:
O mundo pode ser explicado através da razão e a ciência predomina. Acontece a Revolução Industrial, provando a capacidade humana.
Há avanços na área da medicina.
Libras
No inicio dos tempos, os surdos eram para ser considerados surdos e não facilitavam a